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lm informática

A tecnologia vem trazendo grandes recursos para as empresas.

Com a expansão do comércio online, as lojas virtuais se tornaram o centro das atenções dos empreendedores e representam um ótimo potencial. Porém, para ter sucesso, é preciso estar atento, a fim de não abrir espaço para a concorrência.

Por isso, neste artigo mostraremos as principais estratégias para aumentar vendas da sua loja online. Aplique-as no seu negócio e maximize os lucros!

1. Crie uma experiência omnichannel
Com cada vez mais recursos à disposição, as empresas estão utilizando os diferentes canais de comunicação para atrair e converter o seu público-alvo. Seja pelo site, e-mail, telefone, aplicativos para dispositivos móveis ou pelas redes sociais, uma marca que busca resultados deve dar algumas possibilidades de relação ao seu consumidor.

Em paralelo a isso, o comportamento de quem compra mudou. Eles visitam o site, buscam depoimentos de clientes nas redes sociais, fazem contato por aplicativos e chat, ou seja, usam diversos canais de comunicação para embasar suas decisões de compra.

Então, surgiu a necessidade de integrar todas as possibilidades e oferecer para o cliente uma experiência otimizada. Ele pode utilizar qualquer meio de interação, movimentando-se entre as opções e sempre mantendo a qualidade de atendimento. Essa ideia é conhecida como omnichannel.

Por exemplo, se o cliente realiza uma compra no site, deve ser possível fazer a troca em uma loja física. Ou então, se ele está em uma loja física, deve-se disponibilizar vídeos e painéis interativos com mais informações sobre os produtos.

Pensando na gestão do negócio, a empresa deve criar as condições para que qualquer pedido de compra, independentemente da fonte geradora, seja controlado e processado, com o estoque atualizado e os valores considerados.

2. Pense nos dispositivos móveis
Os dispositivos móveis são fundamentais em qualquer estratégia para aumentar vendas de loja online. Com o avanço da tecnologia, usamos nossos celulares e tablets para diversas funções no dia a dia.

Se antes as compras online eram feitas exclusivamente pelo computador, agora essa fonte já é outra. Para acompanhar essa tendência, é preciso construir cada ambiente online de forma responsiva. Essa característica significa a adaptabilidade do ambiente à tela do aparelho, qualquer que seja a dimensão.

Com o site responsivo, o público consegue fazer as compras e navegar pelos diferentes ambientes virtuais sem perder a qualidade de visualização e operação.

3. Atente-se para o abandono de carrinho
Quem atua com e-commerce sabe que a taxa de abandono de carrinho deve ser sempre monitorada e trabalhada. O potencial cliente analisa o site, seleciona os produtos de interesse, adiciona-os ao carrinho e simplesmente fecha a página, abandonando aquela compra.

Já foram feitos investimentos para que aquele lead chegasse até a etapa de compra. Agora que ele estava quase no fim, não faz sentido perdê-lo facilmente, certo? Esses potenciais clientes devem ser trabalhados, para que a compra seja concluída.

Porém, antes de criar um plano de ação para converter os carrinhos abandonados, é necessário entender os motivos que causaram essa desistência — e eles podem ser bem variados. Os principais são:

processo de checkout longo e complexo;
necessidade de cadastro;
informações confusas;
custos extras, como frete e impostos, mostrados somente no checkout;
ambiente virtual não preparado para dispositivos móveis.
Então, analisando essas possíveis causas, podemos planejar as ações. Para combater o abandono de carrinho e aumentar as vendas, é muito importante que você tenha as seguintes funcionalidades no seu site:

preenchimento intuitivo das etapas de checkout;
identificação automática para a recompra;
preenchimento dos dados do cartão de crédito ou débito com auxílio visual;
ambiente fully responsive;
possibilidade do login social, obtendo os dados das redes sociais e não sendo necessário o cadastro;
apresentação do resumo do pedido durante a jornada de compra.
4. Utilize as redes sociais
As redes sociais devem ser sempre consideradas para aumentar vendas de loja online. Elas são verdadeiras ferramentas estratégicas que permitem uma maior aproximação com o público e a identificação de novas oportunidades.

No tópico anterior, por exemplo, mostramos como as redes sociais podem ajudar uma empresa a reduzir a taxa de abandono de carrinho, com o login social.

Ao entrar em um site, o cliente não precisa preencher o formulário de cadastro. Ele faz esse processo com um simples clique, fornecendo as informações de seu perfil no Facebook.

As redes também são ótimas para criar ações de marketing. O alcance é muito grande, e os investimentos são bem interessantes. Você deve criar postagens relevantes regularmente para manter o interesse do seu público e atrair novos consumidores.

Se você aposta no marketing de conteúdo, divulgá-lo no Facebook, por exemplo, é uma ótima estratégia. Além disso, existem os anúncios patrocinados, que você pode direcionar para o seu público-alvo, atingindo pessoas qualificadas.

Lembre-se, também, de que essas plataformas devem ser usadas para manter o contato com o público, abrindo um canal de atendimento. Assim, seus consumidores se sentem mais confortáveis e valorizados, e o relacionamento é fortalecido.

5. Esteja presente em marketplaces
Outro ponto muito interessante para aumentar vendas de loja online é utilizar os marketplaces. Esse modelo de negócio consiste em colocar os seus produtos em grandes sites que servem como vitrine.

É uma ótima opção, mas você deve ter atenção quanto à integração com a sua plataforma. A Jet Hub oferece integração nativa com os principais marketplaces do mercado, com um ambiente construído para facilitar essa gestão. Por meio dela, você tem todo o controle dos pedidos e catálogos em um mesmo ambiente, com a máxima performance para o seu negócio.

6. Tenha um sistema de gestão de alto desempenho
Por fim, para que seu empreendimento alcance o sucesso, é fundamental ter um sistema de alto desempenho. Com tantas vertentes e possibilidades para a equipe, sua plataforma deve garantir uma boa eficiência.

Seu site deve comportar alto tráfego e manter-se ativo, para que você não perca nenhuma venda. Além disso, deve garantir uma alta segurança, de forma que os seus dados e as informações dos clientes sejam preservados.

No nosso artigo, vimos as 6 principais dicas para aumentar vendas de loja online. Atente-se e aplique cada uma delas ao seu negócio, para os melhores resultados. Lembre-se, também, de que essas ações só são possíveis se você tiver uma plataforma que sustente o seu crescimento.

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